terça-feira, 27 de dezembro de 2016

As desculpas de Moisés Like 📨 As desculpas de Moisés  on Facebook
Blog do Bispo Macedo

O caminho para o sucesso em qualquer área na vida é: estabelecer um objetivo, lutar com todas as forças e não olhar para as dificuldades. Isso exige sacrifício. Muitos, porém, se acomodam e acabam se conformando com a situação de suas vidas, ainda que repletas de derrotas e fracassos. E o que não faltam são “desculpas” para tentar justificar a si mesmo e aos outros os constantes resultados negativos.
Isso aconteceu com Moisés.
Deus havia ouvido o clamor do Seu povo e descido a fim de livrá-lo da escravidão. Ele chamou Moisés do meio de uma Sarça no Monte Sinai e lhe contou como, por intermédio dele, providenciaria o livramento (Êxodo 3.3-10). Apesar da “boa notícia”, Moisés, por cinco vezes, apresentou “desculpas” para evitar a responsabilidade de ser o intermediário daquele livramento. Veja:
Primeira desculpa: Quem sou eu? (Êxodo 3.11)
Moisés sentia-se inferior. Ele pensou que Deus havia escolhido a pessoa errada.
A resposta de Deus: Não importa quem você é. Eu serei contigo. (Êxodo 3.12)
Segunda desculpa: Quem é você? (Êxodo 3.13)
Moisés sentiu falta de intimidade.
Não conhecia a Deus suficientemente bem para descrevê-lO ao povo.
A resposta de Deus: Eu Sou o que Sou. Eu Sou tudo que você precisa. (Êxodo 3.14)
Terceira desculpa: E se eles não me ouvirem? (Êxodo 4.1)
Moisés sentiu-se intimidado. Preocupou-se com a reação que o povo teria para com ele.
A resposta de Deus: Mostre os Meus sinais que eles ouvirão você. (Êxodo 4.2-9)
Quarta desculpa: Eu nunca fui bom orador. (Êxodo 4.10)
Moisés lamentou-se das suas fragilidades.
Quem lhe daria ouvidos, se ele não falava bem?
A resposta de Deus: Adivinha quem fez a sua boca? (Êxodo 4.11-12)
Quinta desculpa: Sei que pode encontrar outro melhor.(Êxodo 4.13)
Moisés comparou-se a outros, até mesmo com o seu irmão, e julgou-se incapaz.
Neste ponto, Deus ficou irado com ele e disse: OK, vou deixar que Arão vá com você. Mas mesmo assim, VOCÊ irá conduzi-lo. (Êxodo 4.14-16)
Conclusão:
Depois de todas as desculpas, Moisés finalmente FEZ o que Deus pediu. E o livramento aconteceu.
Pare de dar desculpas, pois Ele sabe que você é capaz!
Ele não busca pessoas autoconfiantes, mas pessoas que confiam e, sobretudo, obedecem ao que Ele diz. Pare de olhar no espelho buscando suas próprias limitações e comece a olhar para o Deus Todo-Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário